Dicas de leitura para gestação

Atualizado: Jun 17

Separamos alguns livros super especiais para as gestantes lerem no decorrer da gestação. Boa leitura!



Os momentos em que os pais brincam, dão carinho, fazem cócegas, abraçam, acalmam e seguram os bebês no colo estimulam o cérebro e constroem conexões que são a base da inteligência, das habilidades e do desenvolvimento de seres completamente humanos. Este livro explica por que o afeto é essencial para o desenvolvimento do cérebro nos primeiros anos de vida e como essas interações iniciais podem ter consequências duradouras sobre a saúde física e emocional futura. Se, no início da vida da criança, pudermos desacelerar, minimizar o estresse, valorizar a bondade, o tempo, o divertimento e ver o trabalho dos pais como valioso e precioso, os benefícios serão enormes: adultos resilientes, empáticos, bem-humorados e altamente eficazes nos relacionamentos interpessoais.



Nestes tempos de tantos nascimentos cirúrgicos, assépticos, por que se falar de Parto Ativo? A quem esse tema interessaria? Talvez às mulheres que desejam vivenciar o contato com sua essência feminina... Ou àquelas que acreditam na sua competência para trazer à luz suas crias... Ou as que preferem confiar na sabedoria da Natureza e deixar a fisiologia embutida em sua programação genética primordial agir, sem medo de expor sua natureza mamífera... São essas que encontrarão dificuldades, em nossa cultura atual, para vivenciar de forma plena suas gestações e seus partos. E é a essas mulheres que este livro - que fala de um Parto Ativo - tendo a mulher coo protagonista, se dirige. Às que optam por abandonar a mesa de cirurgia e dar à luz deixando a sabedoria do instinto agir!

Este livro, certamente, vai ajudá-las a ativar suas potencialidades - e irá contribuir para que a vivência prazerosa da parturição e do nascimento de sua criança seja a expressão mais espontânea de Saúde e Vida.



Esse livro nasceu da necessidade da autora de saber o que era melhor para o filho e se livrar dos palpites sem noção e as inseguranças da maternidade. Encontrou na criação com apego as respostas para muitas perguntas e ao se aprofundar nos estudos, descobriu o mundo por trás do APEGO. Depois de mais de 30 livros lidos sobre o assunto, sobre inteligência emocional e processos de traumatização na primeira infância, a autora resolveu compilar tudo que aprendeu e vivenciou na sua própria maternidade. Toda história de crescimento como mãe, mulher e profissional estão nessas 280 páginas.





Com trinta anos combinados de aconselhamento a mães novas e grávidas, o Dr. Sacks e o Dr. Birndorf viram em primeira mão como a pressão para ser perfeita e perfeitamente feliz deixa as mulheres confusas e até envergonhadas das emoções que podem surgir durante a gravidez. Agora, em What No One Tells You, os dois psiquiatras mostram por que é natural que a "matrescência" - o nascimento de uma mãe - seja um período tão estressante e transformador quanto a adolescência.

Do turbilhão de trepidação e alegria de ver aquele sinal de mais, às complexidades de se ligar a um pequeno e poderoso humano recém-nascido, os drs. Sacks e Birndorf fornecem um roteiro para as futuras mães, detalhando as emoções (positivas e negativas) que podem se desenvolver, explicando a história psicológica do porquê e oferecendo às mulheres um guia prático para lidar com os altos e baixos deste empolgante, tempo exaustivo.

Depois de anos ouvindo seus pacientes dizerem: 'Mas como ninguém me contou?' Drs. Birndorf e Sacks estão prontos para compartilhar seus segredos com o mundo.



Este guia holístico oferece conselhos práticos para apoiar as mulheres durante a cura pós-parto nos níveis físico, emocional, relacional e espiritual - e fornece às mulheres um roteiro para essa transição muito importante que pode durar de alguns meses a alguns anos.

Kimberly Ann Johnson tira proveito de sua vasta experiência profissional como doula, consultora pós-parto, professora de ioga, assistente de corpo e defensora da saúde feminina e das tradições de cura de Ayurveda, medicina tradicional chinesa e fitoterapia - bem como sua própria experiência pessoal para falar sobre:

  • como você pode preparar seu corpo para o parto;

  • como você pode organizar você e sua família para a melhor transição possível para a maternidade;

  • práticas simples e remédios caseiros para facilitar a cura e restaurar a energia;

  • como fortalecer relacionamentos e ajudar no retorno ao sexo;

  • aprender a se exercitar com segurança no pós-parto;

  • carregar seu bebê com conforto;

  • explorar as emoções complexas e freqüentemente conflitantes que surgem no pós-parto;

  • e muito mais.

Texto de:

Lisa Nunes

Psicóloga, facilitadora de meditação do CEB (Cultivating Emotional Balance) e do programa MBCP ( Mindfulness Based Childbirth and Parenting).



Aproveite e veja nosso vídeo do canal Mãe-Estar no Youtube sobre CONTAGEM DA GESTAÇÃO EM SEMANAS: Hoje vou desvendar pra vocês essa confusão de contagem da gravidez em semanas!



43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo