1.png

BEM-VINDO,

PÓS-PARTO! 

Texto de apresentação do curso.

8P3A8214.JPG

Aline Pedrazzi

Olá!

 

Nasci em Ibitinga - SP, me formei em Fisioterapia e, embora nunca tenha atuado na área, foi durante essa minha formação que aprendi muito sobre o ser humano. O contato com pacientes graves, muitas vezes sem perspectivas de melhora, me fez muito melhor como pessoa e refletiu na minha forma de me relacionar e ver o mundo, com mais resiliência, empatia e compaixão.

 

Mudei para São Paulo, capital, em 2007, para conquistar um grande objetivo: atuar na gestão hospitalar. O realizei com muita satisfação e, desde então, tenho a honra de atuar na gestão de importantes hospitais, como o ICESP - Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, o Instituto de Psiquiatria do HC e, atualmente, no Hospital Sírio-Libanês. 

 

Em setembro de 2017, realizei o meu maior sonho: SER MÃE! Com o novo papel, vieram muitas alegrias, mas também muitos desafios, que me fizeram criar o MÃE-ESTAR!

SOBRE O MÃE-ESTAR

Durante minha gestação, ainda trabalhava no Instituto de Psiquiatria do HC e, por sorte, frequentei algumas palestras sobre Saúde Mental materna, que me fizeram ter uma pequena ideia do que eu poderia esperar no puerpério (período de alguns meses após o nascimento do bebê). Essas informações me ajudaram muito nas duas semanas após o parto, em que eu vivi um intenso baby blues (melancolia puerperal). 

 

Percebi também que nós, mães, esquecemos de nós, e a família, os amigos, a sociedade, estão todos com foco no bebê e esperando que você seja a mãe mais feliz do mundo. Negligenciamos informações como esta: mais de 1 em cada 4 mulheres têm depressão pós-parto no Brasil.

 

Assim, a partir dos meus desafios como mãe, minha experiência na área da Saúde Mental e por ter acesso aos melhores especialistas do país na área da Saúde, criei o Canal MÃE-ESTAR, que tem como foco a Saúde Mental e o Bem-Estar das tentantes, gestantes, puérperas e mães, através de entrevistas de muita qualidade, e promovendo uma grande rede de apoio; afinal: Mãe bem, bebê bem!

BEM-VINDO, PÓS-PARTO!

Este curso pensado em cada detalhe com muito amor e cuidado é mais uma realização que venho desejando desde que o Mãe-Estar começou a crescer e me colocar em contato com tantas mães vivendo o puerpério cheias de angustias, dúvidas, tristeza e desespero às vezes. 

Me identifico com tantos relatos e lembro do meu pós-parto, que apesar de considerar um privilégio tudo que eu tinha de rede de apoio, mesmo assim eu sofri um bocado. 

Essa experiência pessoal e mais de 70 entrevistas que fiz com os melhores profissionais desse mundo da maternidade me enriqueceram de um forma incrível. E neste contexto decidi que era o momento de aprofundar naquilo que foi minha inspiração para criar o canal: os desafios do puerpério. 

Minha maior missão, onde de fato encontrei satisfação plena para atuar, foi na ajuda a outras mulheres, seus bebês e famílias e quero, com esse curso, levar o que me ajudou, o que as evidências mostram que há de melhor e principalmente um espaço, uma espécie de rede de apoio virtual para mamães que estão vivendo essa fase tão desafiadora que é o pós-parto. 

Convidei duas grandes profissionais que me ajudaram e ensinaram muito, a fisioterapeuta Liris Wuo e a obstetriz e consultora de Amamentação, Renata Silva, para me acompanharem nessa jornada. 

O curso será lançado no mês (fevereiro/20) que muito provavelmente eu estarei parindo a minha segunda filha. Estarei novamente no puerpério e serei, junto com vocês, parte dessa rede para compartilharmos nossas angustias, aprendizados, alegrias e dores e tornar esse momento o mais leve possível. 

 

Com muita alegria, empolgação e amor espero vocês para darmos as boas-vindas ao Pós-Parto!

LÍRIS WUO.jpeg

Liris Wuo

Fisioterapeuta com formação na Universidade de Mogi das Cruzes (2000). Especialização – UNIFESP-EPM. Pesquisa com mulheres com dores pélvicas no Setor de Algia Pélvica e Endometriose – UNIFESP-EPM. Colaboradora no setor de Ginecologia do Esporte – UNIFESP-EPM. Desenvolvimento de Projeto de Educação em Saúde aplicado às disfunções do Assoalho Pélvico em atletas. Formação em Cadeias musculares, liberação miofascial, pilates, método hipopressivo Marcel Caufriez para tratamento da diástase. 

WhatsApp Image 2019-09-18 at 20.40.55.jp

Renata Silva

Obstetriz e Mestra em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), instrutora de shantala para pais (GAMA), consultora em aleitamento materno e consultora do sono materno e infantil em processo de certificação (IMPI- EUA). Atende gestantes e famílias na cidade de São Paulo e arredores com pré-natal e parto humanizado, preparo em curso ou individual para o parto e para a amamentação.   

Módulo 1

  Amamentação

  • Aula 1Nasceu, e agora?! Vamos falar sobre a hora de ouro, a pega e o colostro;

  • Aula 2 A apojadura, dor pra amamentar, fissura: o que fazer?! 

  • Aula 3 - Rotina de mamadas.

Mãe do bebê Amamentação
Módulo 2

Chegando em Casa

  • Aula 1Dicas para não enlouquecer: ajustando rotina bebê, casa, comida e cuidados pessoais; 

  • Aula 2 - Meu bebê não para de chorar: motivos para o choro;

  • Aula 3Meu bebê não para de chorar: 5S;

  • Aula 4Meu bebê não para de chorar: exterogestação;

  • Aula 5Meu bebê não para de chorar: CALMS;

  • Aula 6 Meu bebê não para de chorar: saber pedir ajuda;

  • Aula 7 - O sono do bebê.

Mãe segurando bebê
Módulo 3

Me Sinto Estranha

  • Aula 1 - Baby blues;

  • Aula 2 - A estranheza não passa: sinais de depressão pós-parto, diagnóstico, o que fazer.

Mulher no peitoril da janela
Módulo 4

Rede de Apoio

  • Aula 1 - Conversa franca com quem é sua rede de apoio. Qual é o papel do companheiro, das avós, impondo limites e respeito;

  • Aula 2 - Como lidar com os palpites?

Grupos de suporte
Módulo 5

Mãe, Mas Ainda Mulher

  • Aula 1 - Quarentena: o que acontece nesse período; quando o corpo volta ao normal? 

  • Aula 2 - Sexo depois que o bebê nasceu! Dor, desconforto, estranheza, falta de tempo e libido; o que fazer?!

  • Aula 3 - Perda de xixi após o parto! O que fazer?!

Dor nas costas
Módulo 6

Vida Após as Primeiras Semanas

  • Aula 1 - Posições para amamentar e cuidados com a postura;

  • Aula 2 - Atividades para fazer com o bebê: bem-estar e estreitamento do vínculo mãe e filho. 

Mãe, fazendo, ioga, com, bebê
WhatsApp Image 2019-10-26 at 08.08.52.jp

Livia Grunho

Lembro que um dos primeiros vídeos que vi do Mãe-Estar era sobre o psicológico afetar para as tentantes, aí pensei "estou ferrada"; meu marido e eu tínhamos acabado de começar a tentar engravidar, mas tivemos sorte e logo engravidei.

Só que, para uma mãe de primeira viagem, ansiosa e só com algumas ideias e conhecimentos super rasos sobre o tema, o psicológico estava afetado de vez! Rsrs.
O canal me ajudou muito durante esta trajetória. Foi muito importante para eu decidir em que tipo de parto eu gostaria que meu filho nascesse, quais cuidados eu deveria ter durante a gestação, muitas dicas, e para eu começar a me preparar para uma das tarefas mais difíceis que tive na vida: amamentar.
Participei do curso de gestantes, onde, junto com mais alguns casais, tivemos muitas informações super importantes sobre o grande dia que estava por vir e foi primordial para eu ter certeza das escolhas que eu estava fazendo e me sentir mais segura para receber o Samuel ao mundo. 
Muito obrigada por ser minha rede de apoio bem antes de eu saber que precisaria de uma!!! Beijos

Nome

Texto

Nome

Texto

Garanta sua vaga clicando no botão abaixo.

Logo Mãe-Estar - canal totalmente dedicado a cuidar da saúde mental e bem-estar das tentantes, gestantes, puérperas e mães. Semanalmente entrevistas incríveis com profissionais renomados nos diversos temas desse mundo único e complexo da maternidade. Acolhimento, informação de qualidade e muito amor!